Dia Internacional de Falar como um Pirata: Os piratas e a moda
Publicado el 19 September, 2017
Arrr! Hoje é celebrado, como todos os dias 19 de setembro desde 1995, o Dia Internacional de Falar como um Pirata. Um dia em que todos podemos (e devemos) nos expressar como se fôssemos autênticos bucaneiros, em que frases como “Marinheiro de água doce”, “Traga essa garrafa de rum” ou “Todos a bombordo” se tornarão as principais peças do nosso vocabulário. Por isso, da Waixo, decidimos abordar o mundo pirata de uma perspectiva diferente: a sua incursão no mundo da moda. A estética pirata afetou as nossas roupas? Talvez as estampas que usamos? E os tecidos? Analisamos tudo nesta entrada.
ESTAMPAS DE INSPIRAÇÃO PIRATA E MARINHEIRA
O mar e aqueles que o sulcam em seus navios nos trouxeram estampas que vemos assiduamente em nossas travessias: âncoras, listras brancas e azuis, papagaios, caveiras ou ilhas e palmeiras. Não acredita? Aqui estão alguns exemplos, grumete.


PEÇAS QUE NOS RECORDA A OS PIRATAS
Assaltemos um navio e os façamos passar pela prancha. Mas antes disso, vejamos algumas das peças e acessórios piratas que continuamos a usar nos nossos dias: lenços para a cabeça, camisas com cordões e babados, calças pirata e calças bufantes ou botas tipo mosqueteiro. Sem falar da indumentária pirata que vestimos nos carnavais.

MAS COMO SE VESTIAM OS VERDADEIROS PIRATAS?
Os piratas pensavam basicamente na batalha e em suas travessias pelo mar, por isso usavam roupas confortáveis e não muito apertadas, mesmo quando atacavam algum navio cheio de joias e peças de seda. Além disso, podemos dizer que o gancho, o tapa-olho e a perna de pau são acessórios para mutilados que, na realidade, foram pouco utilizados pelos piratas, pois dificultavam o movimento na luta, portanto, embora fossem usados, não eram tão comuns quanto a cinematografia nos fez acreditar.









