O tecido de viyela, villela ou viyella é um tecido que originalmente era composto de algodão e lã e que é ideal para o inverno, graças à sua quentura e espessura. O tecido de viyela deve o seu nome à cidade onde nasceu e, posteriormente, tornar-se-ia uma marca registada pela empresa britânica que em 1784 começou a fabricá-la artesanalmente. Graças ao sucesso alcançado por este tecido, esta empresa vendeu um grande número de blusas, camisas e batas confecionadas com a viyela.
Atualmente, a villela é utilizada em peças de vestuário infantis, bem como em fatos, camisas, pijamas ou calças. A gramagem de 140 g/m2 da nossa viyella, bem como a sua composição integral de algodão, fazem com que este tecido seja capaz de aquecer mesmo nos dias mais frios, sendo, portanto, perfeito para peças de inverno.
Se há algo mais a destacar da viyela, é sem dúvida o seu acabamento natural após o processo de impressão, bem como a sua boa fixação das cores, o seu caimento e a sua facilidade para ser cosida e engomada. Além disso, durante o tratamento a que a submetemos, o tecido de villela passa por um processo de lavagem que nos assegura um menor encolhimento em limpezas posteriores, algo que costuma acontecer com peças confecionadas em algodão.
Assim, se te interessa a viyela e queres tocá-la ao vivo, não te esqueças de pedir o nosso mostruário, onde também poderás encontrar outros 20 interessantes tecidos juntamente com esta Viyela Moscovo.